Açores será a Região Cultural Europeia 2010

A região portuguesa dos Açores será no próximo ano 2010 a Região Cultural Europeia após Acordo firmado, na sede do Governo dos Açores, entre o Secretário Geral da Presidência desta região ultraperiférica da Europa, André Bradford e o Presidente do Bureau Internacional de Capitais Culturais e da Região Européia do Ano, Xavier Tudela.

André Bradford declarou que a Região Cultural Europeia do Ano 2010 “representa para este arquipélago um importante reconhecimento externo de afirmação de seu progresso e desenvolvimento comunitário sustentável. Bradford declarou também que durante o próximo ano os Açores “dedicarão uma atenção muito especial a sua promoção através da valorização da sua cultura, história e de seu patrimônio cultural, natural e humano”.

A Região Europeia do Ano é uma iniciativa que pretende incrementar o conhecimento e o reconhecimento do facto regional europeu, realizar novas aportações à construção regional e integração europeia e, finalmente, projectar no conjunto europeu e internacional as regiões designadas Região Europeia do Ano, em todos os seus aspectos, como são o social, cultural, económico, turístico, etc. A iniciativa está dirigida aos 47 paises membros do Conselho da Europa e tem uma certa semelhança com as cidades capitais europeias da cultura, porém no ámbito regional.

Os Açores são um arquipélago de nove ilhas portuguesas situadas no meio do Oceano Atlántico, a cerca de 1.500 km de Lisboa. Com uma população de 250.000 habitantes, formam uma região autónoma dotada de autonomia política e administrativa, cuja norma suprema é o Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores.

Até está data já exerceram como referente regional europeu, entre outros, a República da Carélia (Rússia), Região Autónoma da Madeira (Portugal), Comunidade Germanófona (Bélgica), Região de Kiev (Ucrania), Região do Piemonte (Itália), Cantão de Sarajevo (Bosnia e Herzegovina), Província Autónoma de Vojvodina (Sérvia), Oblast de Nizhny Novgorod (Rússia), etc.

image
Xavier Tudela durante sua intervenção no ato de assinatura dos Açores como Região Cultural Europea do Ano 2010, com o Secretário Geral da Presidencia dos Açores, André Bradford e o Subsecretario Regional de Asuntos Europeus e Cooperação Externa, Rodrigo Vasconcelos de Oliveira, no Palácio da Conceição de Ponta Delgada.

image2

image3